domingo, 17 de janeiro de 2010

The Sting


The Sting mostra a história de Johnny Hooker (Robert Redford), um vigarista que perde o seu "sócio" e mentor, logo no inicio da história, assassinado a mando de Doyle Lonnegan (Robert Shaw) - um poderoso que vive do dinheiro de apostas.
Ele foge e vai ter com Henry Gondorff (Paul Newman), um amigo comum do seu "sócio", para se vingar da morte deste. É aí que tudo é organizado.Todos os vigaristas (os melhores) se unem para o maior golpe de sempre contra Lonnegan.
Newman e Redford são vigaristas de categoria e sem tecnologia - daqueles de bairro, como os de Woody Allen - sempre a alternar entre o fundo de uma garrafa e o ar polido dos cavalheiros. Acompanhamos esse processo inteligente e divertido, de gente pouco séria mas com escrúpulos, que só mete a mão na massa do cifrão. Há muito teatro dentro deste filme, muita encenação, e um dos melhores arranques de que há memória no cinema.
O filme, realizado por George Roy Hill, Ganhou 7 Óscares, nas seguintes categorias, Melhor Filme, Tony Bill, Michael Phillips e Julia Phillips; Melhor Realizador, George Roy Hill; Melhor Direcção Artística, Henry Bumstead e James W. Payne; Melhor Figurino, Edith Head; Melhor Montagem, William Reynolds; Melhor Banda Sonora, Marvin Hamlisch e Melhor Argumento Original, David S. Ward. Foi ainda nomeado nas seguintes categorias, Melhor Actor, Robert Redford; Melhor Fotografia, Robert Surtees e Melhor Som, Ronald Pierce e Robert R. Bertrand.
Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Argumento Original.

Sem comentários: