quinta-feira, 17 de julho de 2008

2001: A Space Odyssey



2001: A Space Odyssey (1968) é um dos maiores filmes de ficção cientifica feitos até hoje. Stanley Kubrick fez um trabalho genial, juntamente com Arthur C. Clarke, a adaptar o livro deste último e a realiza-lo, mas a verdade é que esta obra é tão complexa que por vezes nos perdemos no emaranhado de ideias que quer transmitir. Houve muitas discussões sobre o verdadeiro significado do filme e Stanley Kubrick em resposta a essas discussões disse "You're free to speculate as you wish about the philosophical and allegorical meaning of the film—and such speculation is one indication that it has succeeded in gripping the audience at a deep level—but I don't want to spell out a verbal road map for 2001 that every viewer will feel obligated to pursue or else fear he's missed the point."
2001: A Space Odyssey é uma contagem regressiva para o futuro, o mapa para o destino da humanidade, uma indagação para o infinito, que mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento.
Coincidências à parte, foi lançado em 1968, precisamente no auge da corrida espacial entre os US e URSS, contendo uma espectacularidade única, prescindindo de diálogos em favor de imagens e efeitos especiais espectaculares.
O primeiro dialogo surge apenas após a primeira meia hora, havendo menos de 40 minutos no total. Grande parte do filme é passado em silêncio, precisamente como no espaço, onde não se propaga o som, ou então ouvindo o som da respiração humana dentro do fato espacial. Todas as cenas do filme tem dialogo ou musica (ou silêncio), mas estes nunca se conjugam.
Tendo por base a evolução do homem, desde a sua emergência do mundo animal até ao domínio de uma tecnologia capaz de construir entidades como o mega computador HAL.
Uma das personagens principais do filme é o computador inteligente HAL 9000, uma das máquinas mais famosas da História do Cinema.
Outros destaques do filme são os seus efeitos especiais pioneiros, e a sua banda sonora, composta entre outras por obras de Richard Strauss.
A origem do Homem, representada quando um grupo de primatas vive o instante em que passam a utilizar de ferramentas, teoricamente influenciados por um estranho monolito, até a sua escalada rumo ao Espaço, passando pelos apuros dentro de uma espaçonave governada por um supercomputador rebelde HAL 9000, neste clássico adaptado ao cinema a partir do conto que deu origem a este livro. Uma anomalia magnética na lua leva integrantes da sua colônia à descoberta, na verdade um reencontro, de um monolito, que ao ser tocado pelo sol envia uma mensagem em direção a Júpiter.
2001: A Space Odyssey de Stanley Kubrick, é o melhor filme de ficção de todos os tempos.

Sem comentários: