sábado, 5 de julho de 2008

Joyeux Noël

Joyeux Noël (Feliz Natal) realizado por Christian Carion, conta a verdadeira história da trégua de véspera de Natal declarada pelas tropas escocesas, francesas e alemãs nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, onde os inimigos deixaram suas armas por uma noite e se juntaram em fraternidade e esqueceram as brutalidades da guerra. Um filme onde Diane Kruger , Daniel Brühl e Benno Fürmann lideram um elenco internacional de primeira linha neste filme realmente poderoso.
Quando uma guerra eclode na acalmia de Verão 1914, surpreende e arrasta milhões de homens, na sua esteira.
Nikolaus Sprink (Benno Fürmann), um cantor de ópera que num concerto é interrompido por um anúncio em que a guerra já começou a partir de um oficial alemão que foi montado o palco. Sprink tem de deixar Anna Sörenson (Diane Kruger), sua parceira de canto e amante, depois de ter sido chamado para a guerra. Ela junta-se a Sprink nas trincheiras na véspera de Natal e decide que seria bom para a moral das tropas alemãs ouvi-los cantar. Nessa fatídica noite de véspera de Natal os escoceses com as suas melodias de Natal tocadas pelos tocadores de gaitas de foles dão o primeiro passo de um sentimento que acabaria por levar os homens a saudarem se como irmãos e festejarem o Natal. Depois de ouvir os Escoceses a realizar a sintonia de Natal, os Alemães começaram espontaneamente aplaudir. Inspirado pelos Escoceses, Sprink e Sörenson respondem com um dueto. Neste ponto, Sprink que com uma iniciativa que desafia a morte avança em direcção ao trincheiras inimigas cantando "Stille Nacht" (Silent Night).
Ao longo das próximas 24 horas, a guerra chega ao fim no campo de batalha onde os soldados vão confraternizando e mostrando mutuamente fotos de esposas e amantes, jogando futebol, bebendo licor uns dos outros e jogando cartas.
Eventualmente caídos na realidade e eles são obrigados a voltar a matar uns aos outros. Nao conseguindo voltar a combater o inimigo que confraternizaram na noite de Natal, os soldados são julgados por actos de traição pelo seu Pais.Uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme de Línguas Estrangeiras, para este formidável filme que conta um evento real, e que deixa a maravilhosa mensagem de que existe sempre Natal mesmo nas piores condições Humanas.

Sem comentários: