quinta-feira, 3 de julho de 2008

Life of Brian

Life of Brian conta a história de um jovem nascido na Judeia no dia 25 de Dezembro no estábulo ao lado de Jesus, passando toda a sua vida a ser confundido pelo Messias.
Life of Brian foi realizado em 1979 e é uma da mais conhecidas e divertidas comédias dos Monty Python, o Filme passa-se na Judeia no ano 33 D.C., tempos de pobreza e caos, mas ricos em inúmeros messias, secundados por multidões de fiéis e Romanos exasperados a tentar impor alguma ordem. No centro da intriga está Brian Cohen (Graham Chapman), um reletante messias que ascende a eminência como resultado de uma série de circunstâncias hilariantes. Agora é criada a oportunidade para todo o grupo (John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Paline Graham Chapman) brilhar em múltiplos papéis enquanto ridicularizam tudo e todos desde os ex-leprosos, passando por Pôncio Pilatos, falsos profetas, centuriões Romanos e até a crucificação.
É um filme muito divertido. Mas é divertido de uma forma diferente da maioria das comédias da actualidade. É inesperado, é nonsense, e quase sempre deliciosamente louco e subversivo. Mas o mais fascinante é que por detrás de toda a loucura aparente existe sempre um sentido crítico. É como se cada gag tivesse dois momentos. Um primeiro momento, mais físico e visceral, em que rimos da piada imediata, e um segundo momento em que percebemos a razão oculta que só se torna vísivel numa leitura mais profunda. Nada nem ninguém são poupados nesta análise satírica dos Pithon. E não se pense que só a religião é atacada, pois não é isso que acontece.
Toda uma série de momentos brilhantemente construídos vão revelando muito mais, quase sem nos apercebermos. O poder, a repressão, a historiografia, os géneros e as formas de subversão são apenas alguns dos alvos a desconstruir. E principalmente, o conceito de mito. Porque se há algum filme desmistificador, então só poderá ser este. Além disso, e apesar dos anos que nos separam da sua data de realização, toda a sátira feita poderá perfeitamente ser transposta para a realidade dos nossos dias. A capacidade de análise e humor inteligente dos Pithon revelam algo que não está assim tão distante de nós.

Sem comentários: