
Considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos, Platoon consegue reunir num contexto simples todos os fatos que podem ser considerados mais importantes numa guerra. Não é apenas um filme sobre a guerra do Vietnã, mas um retrato fiel e realista, dos dramas pessoais e dos conflitos emocionais os quais os soldados estão expostos.
Um dos maiores sucessos do director Oliver Stone, o filme consagra não só a direcção, mas um roteiro esplêndido, uma bela fotografia e um elenco brilhante.
O filme conta com cenas marcantes e profundas, que são narradas através do olhar de um jovem soldado, interpretado por Charlie Sheen. O filme ganha vida ao passo que o jovem protagonista vivência a guerra, e percebe que além das bombas, das armas e das ameaças, existem perdas muito maiores, e que nesse caminho de ódio, guerra e intolerância, são deixados para trás não só homens e vidas, mas também os bons sentimentos da paz e da inocência.
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, no meio da Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.
Platoon ganhou 4 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Som e Melhor Edição e recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Actor Coadjuvante (Willem Dafoe e Tom Berenger), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original.
Platoon é um excelente filme que demonstra claramente os horrores da guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário