domingo, 13 de julho de 2008

Chinatown


Com um argumento que valeu um Óscar a Robert Towne , Chinatown é um grande filme de Roman Polanski. Um exemplo de que também se fazem grandes filmes, sem recurso a efeitos especiais, ou cenas muito elaboradas.
O filme passa-se em Los Angeles, 1937. J.J. Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular, recebe a visita de uma mulher que deseja contratá-lo, pois acredita que seu marido, o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem um caso. Porém, Gittes logo descobre que sua cliente na verdade era uma farsante, mas a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) o encontra. Quando o marido aparece morto no reservatório de água da cidade, Gittes percebe a gravidade do caso. Seu envolvimento leva-o a ser atacado por gângsters e, após manter um romance com Evelyn, descobre que ela é filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. Gittes desconfia então que Cross, um rico proprietário que tem interesses ilícitos nas terras próximas ao reservatório, teve uma relação incestuosa com a filha, nascendo daí a jovem vista com o marido de Evelyn.
Chinatown (1974) é uma das obras maiores de Roman Polanski, tendo como Jack Nicholson protagonista e uma das suas mais célebres frases “I goddamn near lost my nose. And I like it. I Like breathing through it.” Quanto ao poster é um das imagens de marca do cinema americano, simples, mas inesquecível.
Roman Polanski filmou Chinatown de uma forma minimalista, mas eficaz. A palete cromática das imagens escolhida com cuidado remete-nos eficazmente para os anos 30 de Los Angeles. O argumento é soberbo, engenhoso e coerente. O final intensamente dramático é talvez uma das razões que eleva este filme a um clássico. A banda sonora de Jerry Goldsmith, incrivelmente composta em 10 dias, é a cereja no topo do bolo. A culminação de óptima realização, argumento, interpretações e banda sonora.
Roman Polanski conseguiu criar o que provavelmente pode ser considerado o único filme noir da era contemporânea do cinema.

Sem comentários: