quarta-feira, 9 de julho de 2008

Les Visiteurs


Les Visiteurs (Os Visitantes) é um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema francês em todos os tempos, com mais de 10 milhões de espectadores só na França. Uma comédia hilariante estrelada pelos astros Jean Reno e Christian Clavier.
No ano de 1123, o Conde de Montmirail (
Jean Reno) um cavaleiro da Idade Média recebe o direito de se casar com uma garota da nobreza por ter salvado a vida do rei da França. Mas o Conde de Montmirail vê-se envolvido nos feitiços de uma bruxa mal intencionada, e o pai da futura esposa do nobre cavaleiro é assassinado por este, por este o ter confundido com um urso, graças a um feitiço da bruxa. Como forma de remediar o sucedido, o Conde e o seu servo Jacquouille la Fripouille (Christian Clavier) consultam um feiticeiro (Pierre Vial) que os vai fazer andar no tempo para que possam voltar atrás e mudar o curso da história. Contudo, o feitiço corre mal e estes dois homens rudes, porcos, medievais vão parar na França de 1993 onde são confrontados com as diferenças culturais das duas épocas diferentes e onde vão ao mesmo tempo, encontrar os seus descendentes enquanto eles vão tentando voltar ao passado.
Jean-Marie Poiré retrata neste fabuloso filme o choque cultural entre alguém da Idade Média e a sociedade contemporânea com um senso de humor. Cada cena tem um senso de humor tão preciso que faz querer assisti-lo para sempre. A actuação de Christian Clavier, também faz querer assisti-lo durante uma eternidade.
Grande parte do humor gira em redor da obscenidade da Idade Média onde as pessoas só tomam banho uma vez por mês, os seus dentes podres devido á má higiene.
Há cenas que hilariantes e bastante originais, como quando o Conde de Montmirail e Jacquouille la Fripouille começam a lavar a cara na sanita, devido ao desconhecimento das suas funções ou quando se dá a passagem de um período da história para o outro, quando os dois homens medievais são confrontados com uma estrada de alcatrão e um carro que passa onde começam imediatamente a destruir lo, as cenas da altura de jantar onde
Jean Reno atira a Christian Clavier restos de comida como se de um cão se tratasse enquanto debatem o porquê da aristocracia feudal ser uma coisa boa, a anarquia no hotel, as tentativas para cozinhar um assado com um guarda-chuva e quando Christian Clavier começa a aperceber-se o que acontece quando ele tenta puxar as lâmpadas eléctricas das tomadas.
Les Visiteurs é uma das melhores comedias do cinema francês com um humor muito propio criado por situações hilariantes e pelo excelente desempenho de Jean Reno e Christian Clavier.

Sem comentários: