quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ondskan




“Ondskan” (aka “Evil” ou "Cruel") é baseado no bestseller autobiográfico do escritor/jornalista Jan Guillou. Um amargurado olhar sobre os códigos sociais, a violência e o crescimento realizado por Mikael Håfström.
A historia do filme Centra se em Erik Ponti (Andreas Wilson) um adolescente que usa os punhos na escola e em casa é espancado pelo seu padrasto, um jovem sueco de 16 anos que quando é expulso da escola, sua mãe envia-o para um colégio interno por mau comportamento, o filme segue a sua jornada no novo local de estudo e residência, expondo as suas tentativas de não voltar a entrar no ciclo de violência que fez com que fosse repreendido anteriormente. Embora consiga forjar alguns laços de confiança nesse novo meio com o ponderado colega de quarto Pierre Tanguy (Henrik Lundström) e com uma jovem e bela empregada Marja (Linda Zilliacus), Erik assume uma postura directa e frontal que cedo lhe garante uma série de antagonistas, sobretudo grande parte dos estudantes mais velhos que manipulam a rede de relações internas através da cultura da violência, originando um sistema baseado no medo e na repressão.
O filme sueco nomeado em 2004 para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro apresenta o estudo de um carismático adolescente vítima de violência física e mental, que controla os seus impulsos violentos com resistência e submissão à dor. Andreas Wilson (modelo convertido em actor) executa um eficaz e penetrante retrato. Ele sustenta um fogo invisível e infernal.
“Ondskan” é um filme brutal, bem executado e é um inteligente olhar sobre a natureza da violência e suas repercussões é uma batalha metafórica contra a opressão fascista na Suécia de 1950. O profundo estudo de personalidade faz desta película uma obra poderosíssima, sustentada pela forma como Henrik Lundström retrata notavelmente a sociedade sueca de 50. A época (evocada inclusivamente através dos álbuns jazz de Charlie Parker) representa o pós-nazismo e a película revela as profundas tensões de uma sociedade cujas reminiscências nazis não foram completamente dissolvidas. Neste período histórico as expressões de individualismo eram suprimidas. Este prestigiante filme representa uma lufada de ar fresco das Mega produções de Hollywood.

Sem comentários: